Raphael Molesim Palestrante DevCamp

Raphael Molesim
McKinsey & Company

Raphael Molesim é Agile Coach na McKinsey & Company, ele ajuda empresas que buscam escalar adoção de metodos ágeis para obter agilidade nos negócios.

Conheceu métodos ágeis em 2008 quando trabalhava como desenvolvedor. Neste mesmo período foi quando começou a adotar práticas de engenharia ágil. Em 2010 mudou se para Dublin, na Irlanda, onde foi trabalhar como desenvolvedor, para adquirir fluência na língua inglesa.

Durante a transformação ágil do Itaú, liderou o time da Rede, que era responsável pelas definições de change management, enterprise architecture, organizational design, etc.

Atualmente tem se dedicado em transformação digital e atuando em projetos na américa latina. Larga experiência em re-desenho de jornada digital, com projetos na Argentina, Panamá e Curitiba. Recentemente trabalhando com agilidade organizacional, desenhando e implementado o Culture Change Office. Nas horas vagas desenvolvendo algum pet project em Ruby.

De 2013 a 2015 participou da organização da Agile Brazil, como revisor, track lead, co-chair e chair de programa. Desde de 2018 é o chair do Agile Coach Camp, o único evento de agilidade destinado a os membros mais experiêntes da comunidade. Raphael Molesim é bacharel em Sistemas de Informação pela EACH/USP, além de já ter palestrado em eventos como DevCamp, Caipira Ágil, Dot Net Architects, The Developers Conference, Agile Vale, Agile in Rio, Scrum Gathering, Agile Trends e Agile Brazil.

Palestra:Agile Transformation Anti-Patterns

O principal segredo de uma transformação ágil está em transformar o mindset das lideranças, fazer com que cada um deles sejam não somente replicadores, mas catalizadores de uma transformação da cultura dentro empresa.

Com a atual tendência do mercado para transformação digital, métodos ágeis são empurrados pela camada executiva, de forma que todos na organização suportem a iniciativa. Porém algumas vezes o mindset ágil entra em conflito com o mindset da liderança, tanto na média gestão como na alta gestão. Neste palestras vamos explorar um pouco quais são estes conflitos, de forma que você possa reconhecer quando esta nesta situação